Informações Técnicas

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Eficiência Relativa de Fertilizantes Fosfatados no Crescimento inicial de Eucalipto Cultivado em solos do Cerrado

J.L. Gava, J.L.M. Gonçalves, F.Y. Shibata & L. Corradini

Tendo como objetivo avaliar a eficiência relativa do superfosfato simples (SS), fosfato parcialmente acidulado (FAPS) e termofosfato magnesiano (TERM) como fonte de P e outros nutrientes para o cultivo de plantações de eucalipto, em dois
solos da região dos Cerrados, uma areia quartzosa (50 g kg-1 de argila) álica e um latossolo vermelho-escuro (230 g kg-1 de argila) álico, foi realizado este experimento, sob condições de casa de vegetação, na ESALQ/USP, Piracicaba (SP), em 1993.

Reactions of fused calcium-magnesium phosphate and superphosphate on a highly phosphate-fixing soil

A. G. Sinclair

As reações de Cálcio e de Magnésio fundido fosfatado e superfosfatado em uma alta fixação de fosfatodo no solo.

 

New Zealand Journal of Experimental Agriculture

A. G. Sinclair (1975) I. Particle size effects, New Zealand Journal of
Experimental Agriculture, 3:2, 105-110, DOI: 10.1080/03015521.1975.10425784

Adubação Fosfatada Corretiva para a Cultura do Milho

Iorioli Junior, Valdeci - Coutinho, Edson Luiz Mendes - Otsubo, Auro Akio - Coutinho Neto, André Mendes

O experimento foi conduzido durante três anos consecutivos, em condições de campo, em um Latossolo Vermelho distrófico argiloso, com o objetivo de verificar os efeitos da adubação fosfatada corretiva na produção de grãos de milho e em algumas características químicas do solo. Foram utilizadas seis doses de termofosfato magnesiano (0 – 180 – 270 – 360 – 450 – 540 kg ha-1 de P2O5), aplicadas no primeiro ano, a lanço com posterior incorporação com grade. Verificou-se que a adubação fosfatada corretiva promoveu incrementos significativos na produção de grãos de milho e nos teores de P no solo. De maneira geral, doses superiores a 270 kg ha-1 de P2O5 foram eficientes até o terceiro ano agrícola. Uma produção relativa de 90% esteve associada a uma concentração de P no solo ao redor de 15 mg dm-3 . A dose mais elevada de termofosfato promoveu, nos dois primeiros anos, um aumento significativo na saturação por bases, valor de pH e teores de Ca e Mg no solo.

PALESTRA: Eficiência Agronômica de Termofosfatos e fosfatos alternativos.

Vitti, Godofredo C

Godofredo Cesar Vitti

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubos e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, adubação,fertilizantes,metais pesados,cana-de-açúcar, soja, citros e milho. Orientador do Grupo de Apoio a Pesquisa e Extensão (GAPE).

DISSERTAÇÃO: Produção de termofosfato potássico fundido com fosfato de irecê

Fábio Gomide Rahal - Universidade de São Paulo - Instituto de Geociências

Contatos

(31) 3138-1212

Av. Beira Rio, nº 10.045. Galpão E. Distrito Industrial Simão da Cunha. CEP.: 33.040-260 - Santa Luzia/MG

Localização